Dia da Qualidade: os impactos nas empresas da construção
Se tem uma palavra que está no cotidiano das empresas, é “qualidade”. O tema ganhou tanta força que a ONU decidiu, nos anos 1990, criar o Dia Mundial da Qualidade, festejado hoje, 9 de novembro.
Essa tendência ganha força num mercado em que há alta concorrência, como o da construção. Em linhas gerais, a qualidade no segmento deve estar alinhada aos objetivos do projeto que será desenvolvido pela empresa, a partir das informações passadas pelo cliente.
Então, um bom briefing é fundamental. Nesse contato inicial, também cabe à construtora mostrar ao cliente que a qualidade vai além da escolha do melhor insumo ou de uma mão de obra qualificada, mas que resulta do envolvimento de todos. De forma geral, as pessoas esperam receber uma edificação eficiente e durável, dotada de conforto térmico e acústico.
Relacionamento com as pessoas
A qualidade passa pelo relacionamento com as pessoas. Além do contratante, temos que pensar no fornecedor que melhor se encaixe ao projeto.
Na empresa, a atualização constante dos profissionais da linha de frente ganha força, pois a construção é um dos segmentos que mais apresentam novidades em produtos e processos construtivos.
O mesmo se dá nas áreas indiretas da construtora, como Compras e Recursos Humanos. Já falamos no blog do SINCAF sobre a importância do setor de Compras – veja aqui.
A gestão da qualidade inclui o atendimento além da obra. Treinamentos ajudam no acolhimento do cliente que busca, por exemplo, tirar dúvidas sobre um pagamento a ser efetuado.
O mesmo ocorre no pós-obra. Aliás, reservar um tempo para a entrega final da obra é fundamental na satisfação do contratante.
Internamente, esse cenário se tornou menos complexo com o uso da tecnologia. O compartilhamento dos dados lançados em aplicativos evita informações concentradas em um único profissional.
Assim, decisões podem ser tomadas em uma reunião on-line, via celular. Vistorias menos complexas funcionam no formato on-line, embora uma rotina de visitas presenciais evite erros significativos.
Qualidade é uma tarefa para todos
O amadurecimento da empresa pode levar à busca de certificações de qualidade, como a ISO 9001. Essa evolução resulta, muitas vezes, da criação de uma cultura interna, na qual os colaboradores percebem questões básicas, como:
. A qualidade está em uma simples atividade, como atender ao telefone;
. A empresa não precisa ter um profissional apenas para monitorar indicadores da qualidade, pois isso é uma tarefa de todos;
. A melhor entrega não é a tarefa que foi refeita várias vezes até estar ideal, mas sim aquela executada corretamente na primeira vez.
De forma geral, qualidade nas obras garante à construtora a satisfação dos clientes e facilita a conquista de novos negócios.
E aí, o que a empresa tem feito em favor da qualidade dos seus produtos e serviços?