
Processos na Secretaria de Urbanismo passam a ser somente digitais
Empresas e profissionais da área de Construção Civil, em Limeira, estão vivenciando um novo cenário. Desde o dia 17 de junho, a Secretaria Municipal de Urbanismo deixou de receber protocolos para tramitação de processos físicos de usuários de serviços. O protocolo passa a ser somente no formato digital.
A medida integra o programa “Limeira Digital”. Segundo a prefeitura, a ação permite que a população e os servidores solicitem serviços por meio de processos digitais. A intenção é agilizar os processos, bem como gerar maior produtividade nos serviços prestados pelo município.
O secretário de Urbanismo, Matias Razzo, disse que interessados e profissionais da área – como os engenheiros civis e arquitetos – participaram de uma reunião no Teatro Nair Bello, no dia 29 de maio. Detalhes da digitalização na área foram apresentados.
O Limeira Digital foca na agilidade, transparência e desburocratização dos serviços públicos. O programa está sendo implantado em toda a Prefeitura de Limeira e autarquias.
“Eventuais dúvidas sobre a tramitação digital poderão ser esclarecidas com o serviço disponibilizado pelo próprio sistema”, afirmou Matias. Ao mesmo tempo, divulgou os canais a serem acionados, em caso de dúvidas (veja abaixo).
Plantas e regularização entre os pedidos
A digitalização e reorganização de processos internos do Executivo começaram em 2021. A empresa 1Doc foi contratada para a implantação do Limeira Digital, que está disponível no site da prefeitura, no primeiro ícone da aba de serviços na página principal. Clique aqui.
A pessoa precisa fazer um cadastro para ter acesso, de início, a cerca de 400 serviços. Outros procedimentos serão incorporados, incluindo, além de Urbanismo, as secretarias de Administração; de Desenvolvimento, Turismo e Inovação; Habitação; Esporte e Lazer e Ceprosom.
Matias Razzo destaca que o mecanismo permite solicitar plantas do Urbanismo. A regularização também se torna digital. Segundo ele, os processos podem ser protocolados e acompanhados à distância.
Para Matias, há um ganho de produtividade em sua área. Segundo ele, haverá maior velocidade na análise, já que os servidores municipais que antes faziam a recepção presencial dos pedidos serão incumbidos de novas tarefas.
Além da velocidade, trará economia para os cofres municipais, reduzindo as quantidades de papel e de impressões.
O que fazer em caso de dúvida nos processos da Secretaria de Urbanismo? |
. Esclarecimentos sobre tramitação digital – o próprio sistema pode ser acessado. |
. Questões relativas ao conteúdo dos processos – telefone 3404-9739 e por mensagens escritas nos Whatsapp 3404-9806 (Departamento de Licenciamento) e 3404-9741 (Departamento de Planejamento Territorial – Deplan), na própria Secretaria de Urbanismo. |