Expansão da rede de gás em Limeira exige escavações seguras nas obras
Limeira apresenta aproximadamente 106 km de rede de gás natural e 3 km de ramais. Essa extensão deve ser ampliada, com o maior uso do gás nas atividades residenciais e empresariais. Por isso, empresas que realizam escavações próximas à rede precisam aprimorar suas ações, para que haja maior segurança.
O alerta foi feito pelos especialistas da Comgás, Laércio Antônio Piva e Sílvio Assunção, em palestra realizada no último dia 24 de setembro, nas Faculdades Einstein. Profissionais de Engenharia e Arquitetura, estudantes e representantes de empresas – incluindo associadas do SINCAF – estiveram presentes.
A palestra “Como realizar escavações seguras próximas à rede de gás natural” foi realizada pela Comgás, CREA/SP, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira (AEAL) e Prefeitura de Limeira.
“A questão da segurança nas obras merece um cuidado especial de nossa parte. Incentivamos as práticas de prevenção, e também queremos saber de nossos Associados as principais dúvidas quanto ao tema”, afirma o presidente do SINCAF, Renato H. Maluf.
Acidente na região
Piva e Assunção, da Comgás, integram o “Programa de Prevenção de Danos”, uma estrutura criada pela empresa para orientar outras concessionárias e empresas em relação aos riscos em obras próximas às redes de gás natural. Esse ano, pelo menos um acidente – com um ferido – foi registrado na região.
O trabalhador teve 20% do corpo queimado em razão de um incêndio que ocorreu após o rompimento da rede subterrânea de gás em Piracicaba. Ele operava uma máquina recicladora de asfalto em trabalho de recapeamento em uma avenida, quando houve o rompimento seguido da ignição e das chamas.
Os especialistas da Comgás contaram que a maioria dos acidentes pode ser evitada, a partir de uma visão prevencionista. Nas ruas, há materiais, como estacas, placas e sinalizadores geralmente na cor amarela, indicando que não se deve escavar naquela região sem uma consulta à concessionária de gás.
Ainda segundo a Comgás, as normas estão sendo cada vez mais aprimoradas. A norma ABNT NBR 17004:2023 aborda questões como plano de furo, mapeamento de interferências e margens de segurança. Já a ABNT NBR 17167:2024 fixa práticas envolvendo a comunicação de obras às concessionárias, solicitação de cadastros, distâncias mínimas e a sondagem manual.
Jundiaí foi um dos primeiros municípios paulistas a criar uma lei que regulamenta a Política Municipal de Prevenção de Danos às Infraestruturas de Serviços Públicos, incluindo as de gás e telecom. Em Limeira, a Comgás discute o tema com a prefeitura há 2 anos, tendo em vista a segurança necessária. Para se ter uma ideia, a rede do município de Americana já é 4 vezes maior do que a de Limeira.
Todas as ações do Programa de Prevenção da Comgás são gratuitas. Veja abaixo os canais de atendimento.
Serviços – Como proceder diante das redes de gás natural
Consultar os locais onde há rede – nossarede.comgas.com.br
Solicitação de orientação técnica e download de cadastro – a virtual.comgas.com.br
Treinamento e dúvidas – ppd@comgas.com.br
Análise do plano de furo suporteaobra@comgas.com.br
Solicitação de orientação para obra emergencial – telefone 08000 110 197, opção 2.