SINCAF pede a ministro investimentos em qualificação profissional
A indústria da construção tem aproximadamente 1.500 vagas formais disponíveis para trabalhadores no município de Limeira. Porém, os processos de seleção mostram que, em grande parte dos casos, falta qualificação profissional aos candidatos.
Essas vagas estão disponíveis em oito categorias econômicas da indústria, que são: construção civil, construção pesada, instalações, mármores e granitos, madeiras e mobiliário, cerâmicas, produtos de cimento, pinturas e decorações.
Para o SINCAF, que representa os empresários desses oito setores, as ações de qualificação teriam foco no desenvolvimento e na geração de emprego e renda, trazendo melhoria para a comunidade. O cenário consta de ofício entregue ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
O documento foi assinado pelo presidente do SINCAF, Renato H. Maluf, e pelo vice-presidente, Roberto Martins. A entrega do ofício ocorreu no último dia 12 de setembro, quando Padilha esteve em Limeira participando de um encontro de lideranças.
Entregue por Roberto Martins a Padilha, o documento destaca que Limeira é uma cidade pujante, com cerca de 300 mil habitantes, mas que apresenta um contingente considerável de pessoas que poderiam ser qualificadas para atuar profissionalmente em várias áreas – inclusive a construção.
Essa é uma das principais reivindicações dos empresários da Construção no município, segundo as duas últimas pesquisas que o SINCAF realizou junto aos associados. A falta de mão-de-obra qualificada é um dos principais gargalos citados pelas empresas como obstáculo para o crescimento econômico na área.