Skip links

5 dicas sobre atendimento ao cliente da construção, incluindo como agir diante do atraso na obra

Associadas e Associados do SINCAF devem estar atentos a um importante item do negócio: o atendimento ao cliente. A questão parece básica, porém é um daquele temas que precisamos sempre estar de olho, quando falamos de resultados da empresa.

Basicamente, a questão envolve duas exigências:

. a conquista de novos clientes.

. a fidelização dos clientes.

Porém, temos que pensar como agimos diante do cliente. Continue com a gente e conheça 5 práticas que ajudam nesse processo.

1 – Treinar a equipe e usar a tecnologia

Na construção civil, há cada vez mais empresas se esforçando para melhorar o relacionamento com o cliente. Até pouco tempo atrás, esse era um diferencial pouco valorizado. Parte das pessoas, inclusive clientes, considera que, nas obras, atrasos e processos pouco tecnológicos eram naturais.

Porém, investir em tecnologia e treinamento de pessoal permite oferecer um atendimento diferenciado e melhorar os resultados. Quem evita o tema encontrará uma concorrência ainda mais acirrada. O custo da conquista ou da fidelização de cliente se tornou maior.

2 – Comunique-se, inclusive nos atrasos

Cumprir o que foi prometido é fundamental. No entanto, como destacaram empresários que estiveram na posse da Diretoria do Sincaf, em novembro, o setor sofre com o atraso na entrega e a alta de preços dos insumos. Essas críticas deveriam ser para os fornecedores, mas acabam recaindo sobre as construtoras e empresas do segmento.

Um dos caminhos tem sido a comunicação. Manter o cliente atualizado sobre o andamento do seu projeto transmite confiança. Use ferramentas digitais ou programe reuniões de alinhamento – que podem ser on-line.

Porém, ao comunicar-se, evite termos técnicos. Compra tem muito de emoção. Fale sempre da solução que você trará ao cliente.

3 – Mostre o “antes e depois”

A área de Construção é uma das que possibilitam maior encantamento do cliente, com práticas que usam imagens.

Há ferramentas simples que registram os ambientes no início do trabalho, e como eles estão ficando, em foto e vídeos. Isso agrada bastante as pessoas e reforça a marca da sua empresa.

4 – Seja transparente

Estudos mostram que transparência nos negócios e eventuais correções têm efeito positivos a curto, médio e longo prazo. Consumidores costumam ser fiéis a quem se comporta dessa forma, estando dispostos a fazer novas compras no futuro.

5 – Mau atendimento afasta 68% dos clientes

O SINCAF tem discutido o tema nas redes sociais. Num post, falamos que 68% dos clientes deixam de fazer negócios com uma empresa pelo mau atendimento. O segundo motivo, bem distante, com 15%, é a qualidade dos produtos ou serviços. Preço afasta 10% dos clientes. 

Siga nossas redes sociais. Caso tenha sugestão de temas nessa área ou quer contar uma iniciativa interessante que deu certo na sua empresa, mande para a gente.

Deixe um comentário