
Recuperação estrutural: como trabalhar numa questão fundamental para os imóveis
Hoje o site do SINCAF vai falar de um item muito importante na construção: a recuperação estrutural. Este tipo de ação envolve especialização não somente quanto às falhas detectadas, mas também no apontamento das melhores alternativas.
Fique conosco e saiba mais!
O planejamento da recuperação estrutural
O trabalho de recuperação estrutural apresenta, de um lado, um cliente que busca solução para o problema. Já os profissionais precisam abordar as informações técnicas de forma clara, para que o contratante entenda o cenário existente e as alternativas para a solução.
Em linhas gerais, a recuperação estrutural é o processo necessário quando vigas, pilares e lajes, entre outros, apresentam ocorrências como trincas profundas, corrosão ou infiltração.
A recuperação vem, então, para fazer reparos e eventuais reforços, gerando segurança tanto patrimonial como às pessoas. Ela precisa ser planejada. Um engenheiro especialista apontará a causa do problema, sendo as mais comuns: infiltração e falta de cobrimento do concreto, além de falha na execução do projeto original.
No projeto, o profissional apontará técnicas e materiais necessários à correção. Esse engenheiro deve acompanhar a obra, que também é marcada pelo uso de insumos específicos, como argamassas ou concretos especiais.
Nesses insumos, sempre use material certificado. Siga sempre a recomendação do fabricante, em situações como o tempo de cura do concreto.
A empresa de construção e a recuperação estrutural
Recuperação estrutural é uma atividade altamente técnica. A entrega do melhor resultado satisfaz o cliente e fortalece a reputação da empresa no mercado. Isso inclui alertar esse contratante de que poderão ser necessários pequenos ajustes no serviço após a entrega.
A prática mostra ainda que é mais barato adotar um plano de manutenção preventiva do imóvel. A manutenção preventiva amplia, inclusive, a vida útil do ponto recuperado.