
Senai de Limeira prepara formação de mão de obra para construção; SINCAF apoia
Quatro em cada cinco empresários dos diferentes segmentos da Construção, no estado de São Paulo, avaliam que há dificuldades para contratação de mão de obra. O dado leva em conta vagas abertas ao longo dos últimos 12 meses. Em Limeira, a estimativa é que pelo menos 1.500 vagas estejam abertas, com dificuldades no preenchimento.
O tema foi discutido em uma reunião na Escola Senai “Luiz Varga”, em Limeira, no último dia 4 de setembro. A escola prepara soluções voltadas justamente ao setor da Construção.
O presidente do SINCAF, Renato H. Maluf, e os diretores Francisco Salis Gachet e Antônio Eduardo Marques participaram do encontro. Eles foram recepcionados pelo diretor da Unidade de Formação Profissional, Danilo Kazuhire Shimoda, e pelo coordenador de Relacionamento com a Indústria, Luciano Frasseto Benato.
A questão da qualificação profissional atinge praticamente todos os setores da economia. Nos últimos meses, associados do SINCAF demonstraram preocupação com a questão. De forma geral, também tem caído o interesse de jovens que ingressam no mercado de trabalho pelos empregos formais.
Evolução para todos
Diante do posicionamento dos associados, o sindicato patronal tem agido no sentido de buscar alternativas junto aos órgãos federais, estaduais e municipais. “Essa será uma grande oportunidade de qualificarmos nossos colaboradores, trazendo evolução para empresas e trabalhadores”, avalia Renato H. Maluf.
Os representantes do Senai dizem que a participação das empresas ao longo da qualificação, com a indicação de participante, tem influência direta nos resultados trazidos pelas soluções educacionais. Uma delas envolve a aproximação entre empresas e jovens de 17 a 24 anos de idade, por meio da aprendizagem industrial.
Também há ações voltadas ao construtor de edificações, com foco na atuação operacional. Especialistas em alvenaria, gesso, carpintaria e pintura, entre outros, estão nesse grupo.
Em breve, o SINCAF trará mais informações sobre o tema. Caso tenha dúvidas, fale conosco pelo WhatsApp – (19) 99305-8901.