Skip links

Negociação salarial: reoneração da folha reforça importância da participação dos associados

As últimas reuniões de avaliação das negociações coletiva de trabalho, as chamadas CCT, estão apontando a importância da participação dos Associados nas negociações. O tema ganha força com a reforma tributária que vem pela frente.

Segundo a Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), a reoneração da folha de pagamento é um tema de grande relevância para o setor. A construção civil é um dos maiores empregadores do país, com 2,85 milhões de trabalhadores diretos com carteira assinada.

Prevista para ocorrer de forma gradual ao longo de 3 anos, o retorno da tributação sobre a folha trará impactos. Aumentará os custos com mão de obra em cerca de 13%. A conta chegará ao consumidor. O preço final do metro quadrado de construção deve subir até 6%, estima a CBIC.

“O SINCAF tem levado às autoridades sua preocupação com o tema. A carga tributária já tem forte incidência sobre os resultados dos negócios. Eventuais elevações somente dificultariam o cotidiano das empresas e reduziriam investimentos”, avalia Renato H. Maluf, presidente do SINCAF.

Como a maioria das cidades, Limeira tem na construção um dos principais segmentos que geram empregos. Não há dados oficiais na cidade, mas a CBIC avalia que perto de 700 mil vagas foram geradas no país pela construção, em seus vários tipos de negócios. O número é do período entre o início da pandemia e fevereiro de 2024.

Mármores e granitos

O SINCAF realizou no último dia 10 de outubro a Assembleia Geral Extraordinária relativa à Negociação Coletiva de Trabaho (CCT 2024 a 2025), das empresas das categorias econômicas de Mármores e Granitos.

As empresas avaliarão a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Os documentos relativos à CCT foram enviados por e-mail às empresas. A data-base do segmento é 1º de outubro.

Caso não tenha recebido os documentos ou tenha alguma dúvida, fale conosco por aqui.

Leave a comment