Skip links

Árvores na área de construção: os cuidados para evitar acidentes

Os recentes eventos climáticos mostram que, cada vez mais, os construtores devem estar atentos ao estado das árvores existentes nas áreas em que executarão serviços. Uma forte ventania, seguida ou não de chuva, pode causar problemas tanto no trabalho como colocar em risco os profissionais envolvidos na obra.

Por isso, o site do SINCAF aborda algumas questões que envolvem a presença de plantas de porte junto aos canteiros. Recentemente, falamos aqui das recomendações para prevenir acidentes em obras no período de chuvas.

Nos últimos meses, fenômenos climáticos que incluem altas temperaturas foram registrados com frequência no Brasil. Em parte dos casos, ocorrem também chuvas e ventos fortes.

As equipes nas obras preferem agir por conta própria em parte dos casos, fazendo podas ou remoções na área do imóvel. As ações buscam evitar atrasos no cronograma ou para atender pedidos do proprietário desinformado ou vizinhos, por exemplo.

Orientação especializada é a melhor saída

Porém, esse tipo de iniciativa gera riscos. O melhor mesmo é alertar o proprietário da obra, para que ele procure orientação de uma empresa especializada. Essas empresas comumente têm colaboradores com curso de uso de motosserra e capacitação para trabalho em altura.

Qualquer intervenção em uma árvore é um trabalho complexo. Conhecimento e experiência na atividade ajudam a evitar acidentes ou comprometer o local.

Tecnicamente, as árvores necessitam passar por podas regulares. A segurança é um dos objetivos, já que um galho que caia pode comprometer o prédio – finalizado ou ainda em construção. Entupimento de calhas é outro tipo de consequência comum quando as plantas não passam por podas regulares.

A saúde da planta da planta ou da vegetação em seu entorno é um dos objetivos da poda. Planta que não seja saudável pode ser uma ameaça para os profissionais da construção que trabalham na obra ou reforma ou para os futuros usuários do imóvel.

Autorização da Prefeitura é necessária

Quando falamos da busca por empresas especializadas é porque, dependendo do projeto ou do estado da árvore, somente a poda não trará resultados. Em algumas situações, esses profissionais apontarão a necessidade de remoção ou remanejamento da planta.

Também citarão as espécies que podem ser colocadas no lugar da que foi retirada, sem risco de eventuais comprometimentos na estrutura do imóvel com o crescimento da árvore ao longo do tempo.

Em Limeira, mesmo esses profissionais atuam somente após uma autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O pedido deve ser feito pelo dono do imóvel. A secretaria realiza uma vistoria antes da decisão.

Quer saber mais, clique aqui no site da Prefeitura.

Leave a comment