Skip links

Avanço da ômicron na cidade pede cuidado das empresas

O crescimento no número de internados pela Covid-19 preocupa autoridades de Limeira. A ocupação de leitos saltou 500% em aproximadamente 10 dias, segundo a Secretaria da Saúde do município.

O SINCAF tem orientado os empresários a manter as medidas sanitárias tomadas ao longo dos anos de 2020 e 2021, como regra geral. Ao mesmo tempo, reforçar o monitoramento da saúde dos colaboradores é fundamental, visto que a ocorrência nos dias atuais é uma variante da Covid-19.

A contaminação trazida pela ômicron, em grande parte dos casos, não terá maiores complicações.  A vacinação de grande parte da população em pelo menos duas doses ajuda a reduzir os efeitos.

Mas os trabalhadores devem procurar atendimento médico, caso apresentem sintomas, mesmo que leves, ou caso tenham tido contato com pessoas que tiveram Covid-19 ou de gripe.

Na maioria das vezes, isolamento temporário e acompanhamento serão as medidas definidas pelos médicos. O afastamento geralmente se dá por um período de sete dias a partir do início dos sintomas.

Passado esse prazo, o trabalhador poderá retornar à empresa, caso não apresente mais sintomas. Do contrário, recomenda-se nova avaliação médica. Vale frisar que o atendimento médico se mostra necessário, pois podem ocorrer variações nas condições do paciente.

O estímulo à vacinação completa também ganha força nesse momento. No caso específico das obras, o risco é de afastamentos simultâneos em grande quantidade de trabalhadores. O mesmo ocorre nas áreas administrativas.

A saúde dos colaboradores e o cronograma de trabalho podem ser afetados diante de eventuais descuidos. Boas práticas incluem higienização das mãos e uso de máscaras. Veja abaixo algumas práticas recomendadas.

Clique aqui e veja notícias sobre a Covid-19 em Limeira, incluindo o início da imunização de crianças e as dicas para os adultos.

Associado, em caso de dúvida, fale com o SINCAF – contato@sincaf.com.

Dicas na construção

. Manter a higienização das mãos;

. Seguir com o uso de máscaras, inclusive no trajeto entre a moradia e o local de trabalho;

. Máscaras extras nas obras, além das utilizadas como EPIs, reduzem o risco;

. Evitar aglomerações;

. Usar reuniões de trabalho para, de forma constante, reforçar as medidas de prevenção.

. Em caso de sintomas, procurar um médico.

ATUALIZAÇÃO – Prorrogação das medidas até dia 14

A prefeitura prorrogou até 14 de fevereiro as medidas restritivas para se evitar o avanço de casos de Covid-19.

Com o decreto, segue valendo a proibição de eventos fechados com público em pé. Atividades culturais, de lazer e religiosas devem ocorrer somente até o limite de capacidade de público do estabelecimento ou com o público sentado.

A medida tem como objetivo principal “evitar o excesso de pessoas e conter a rápida disseminação do contágio da doença”, agora por meio da variante ômicron. Uso da máscara, distanciamento e medidas de higiene seguem valendo, conforme resoluções da Secretaria Estadual de Saúde.

Equipes da Vigilância Sanitária de Limeira serão responsáveis pela fiscalização e eventual aplicação de penalidades.

Deixe um comentário