
Quantificado e precificado: os 4 desafios do orçamento em uma obra
Um dos principais desafios na área da Construção é a elaboração de um orçamento. Cenários inicialmente avaliados podem mudar repentinamente, de novidades que surgem ao longo do trabalho, no gerenciamento dos insumos, da mão-de-obra e mesmo das questões prediais.
De forma geral, atingir o máximo de precisão possível é o objetivo, a partir da gestão do quantificado e do precificado nesses itens. Ainda há casos em que a estimativa inicial varia, geralmente em porcentagens superiores ao orçado que chegam a 15%.
Por isso, vamos dar 4 dicas para essa tarefa. Confira.
<1> Use softwares; insira preços atualizados dos insumos
Essa é uma importante ferramenta na elaboração. Há diversos modelos no mercado, e parte deles apresenta custos bem acessíveis. O emprego de Inteligência Artificial tem ampliado seus benefícios para as empresas.
Nesse uso, cuidado com a variação dos preços dos insumos em uma obra. O monitoramento desses preços garante cálculos mais precisos.
<2> Realizar cotações com diversos fornecedores
Essa prática representa mais do que estar antenado a valores. Significa conhecer novas possibilidades de materiais, por exemplo, que podem otimizar o investimento.
Vendedores de diferentes empresas apresentam soluções que também podem variar.
<3> Ter experiência com obras similares
Muitas vezes, nossa empresa vai se especializando em atendimentos específicos, ao longo do tempo. Essa postura já gerou temor em muitos dirigentes.
Porém, essa pode ser uma oportunidade, a partir do posicionamento de mercado. A experiência com trabalhos similares gera conhecimento que poucos fornecedores terão. Costumeiramente, o cliente valoriza a negociação nesse patamar.
Outro dia, ouvimos aqui no SINCAf a história de um Associado que ganhou mercado com obras em prédios utilizados por empresas da área da Saúde. É um exemplo disso.
<4> Registre os passos da negociação
Colocar no papel o passo-a-passo de cada negociação cria um valioso banco de dados para você e sua empresa. Avalie junto ao seu time cada caso, registrando os pontos que beneficiaram – ou não – sua marca.
Conclusão
Esperamos ter ajudado você nessa jornada desafiadora envolvendo o orçamento de uma obra, trazendo dicas para a assertividade da tarefa e para a argumentação junto ao cliente.
Tem uma história interessante sobre orçamento? Quer compartilhar? Mande para a gente.