Palavra do Presidente

Um acordo em meio à pandemia

Renato Hachich Maluf

Após vários meses de negociações conseguimos chegar a acordos com o SITICECOM e foram definidos os reajustes e as novas Convenções Coletivas para 7 dos setores por nós representados, faltando apenas o setor de Madeira e Mobiliário, cuja pauta será analisada nos próximos dias.

Se os valores de reajuste acordados não agradaram a alguns empresários, precisamos esclarecer que as tratativas foram muitas e foi inaceitável pelos trabalhadores valores abaixo do IPCA, lembrando que outros índices foram maiores e outros sindicatos fecharam acordos em valores até maiores.

Nesse sentido, gostaria inicialmente de agradecer aos empresários e gestores que nos apoiaram nessas tratativas. A judicialização do tema geraria transtornos ao nosso segmento. Ao mesmo tempo, toda e qualquer questão avaliada junto aos trabalhadores buscou também considerar o cenário em que estamos vivendo.

Raramente o mundo se viu numa crise global de saúde com reflexos na economia e na política como essa causada pela COVID-19. Percebe-se que está mudando a trajetória da humanidade. Situações que pareciam tendências de longo tempo foram aceleradas e talvez se tornem irreversíveis como o home office, as reuniões e assembleias virtuais bem como audiências. Trabalhos antes presenciais se tornaram remotos gerando economia em transportes, vestuário e até alimentação com mudanças radicais nos hábitos cotidianos.

Toda situação de tragédia como foram as grandes guerras e agora essa pandemia obriga a se acelerar pesquisas e novos procedimentos na saúde. Haveremos de aprender com essa situação e sairmos fortalecidos após sua passagem com novos procedimentos para resguardo individual e coletivo. Há de se lamentar as milhares de mortes ocorridas, ao mesmo tempo agradecermos os profissionais da saúde que não medem esforços em seu trabalho.

Tudo passa e essa pandemia há de chegar ao fim. Oremos para que isso ocorra num menor espaço de tempo.

Renato Hachich Maluf

Engenheiro e Presidente do Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira (SINCAF)


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA