Coronavírus: os cuidados nas empresas de construção

Empresas do segmento da construção devem estar atentas à higiene em suas obras. Um dos cuidados envolve o refeitório. Redobrar os cuidados se mostra importante, como medida de prevenção ao novo coronavírus.

Monitorar a saúde dos colaboradores, inclusive as pessoas acima de 60 anos, é outra prática que precisa ser reforçada.

Os itens constaram de uma reunião conduzida pelo prefeito Mario Botion com representantes dos sindicatos patronais e associações que representam os setores do comércio, indústria e serviços de Limeira. A reunião ocorreu no dia 17 de março, na prefeitura.

O Sincaf foi representado pelo diretor Mário Sérgio Lala. Para Lala, a ação das empresas associadas ao Sincaf precisa ser coordenada. Um dos focos é o aprimoramento nas práticas de higiene (veja abaixo).

Lala lembra que nos canteiros de obras há grande concentração de pessoas. Porém, destaca o diretor, as empresas de pequeno porte necessitam se adequar ao cenário.

Secretários municipais estiveram presentes na reunião.

Sugestões do Sincaf para as empresas de construção

. Orientar todos os funcionários com sentido preventivo, mas destacar um ou dois – dependendo do tamanho da obra – para avaliar as práticas diariamente e solicitar eventuais correções.

. Atualizar junto aos colaboradores as informações nacionais e do município sobre o tema, adotando eventuais revisões nas medidas em função de alterações no cenário.

. As medidas incluem terceirizados.

. Avaliar higiene e limpeza em refeitórios, sanitários e alojamento. Nesse ponto, cuidar de questões específicas, como o uso de talheres nos refeitórios.

. O uso de ferramentas, muitas vezes compartilhadas, deve ser monitorado.

. O transporte de trabalhadores deve ser incluído na lista de monitoramento, bem como o uso de transporte público por parte deles.

. Ter atenção especial com idosos e portadores de doenças crônicas.

. Evitar circulação de pessoas estranhas ao trabalho.

. Buscar orientação médica, diante de eventuais sintomas.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA