Redes elétricas: técnico alerta para riscos durante as obras

O Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira (SINCAF) participou do evento realizado pela Secretaria de Saúde de Limeira e Grupo Gestor do Programa Saúde do Trabalhador (PST), relativo ao Dia do Técnico de Segurança do Trabalho. Ocorrido na Câmara Municipal em 27 de novembro, o tema deste ano foi “Choque Não: Dia D da Segurança com Eletricidade”.

Para um público formado por profissionais e estudantes de cursos profissionalizantes, como o Senai, o técnico da Elektro, Sérgio Campos, falou de práticas seguras quanto à eletricidade. Assessora técnica do Sincaf e integrante do grupo gestor do PST, Mary Dalva Leme Fiorentini participou da ação. Antenor Varolla, engenheiro de segurança, também falou durante o evento.

Ao site do Sincaf, Campos disse que há preocupação com os acidentes envolvendo eletricidade dos quais as vítimas são trabalhadores da área da construção. Não há dados regionais, mas, em nível nacional, acidentes elétricos são bem comuns quando se fala de trabalho em construção ou manutenção predial.

Consultar a concessionária, em seus vários canais de atendimento, é um dos itens principais nas ações de prevenção. Veja a seguir orientações dadas por Campos, durante a palestra.

Obra e eletricidade: dicas de segurança

. Use sempre o EPI.

. Cuidado ao trabalhar em andaimes próximo da rede elétrica.

. Em caso de dúvida, entre em contato com a Elektro, para que, se necessário, ocorra o desligamento ou isolamento da rede enquanto o serviço de construção é executado.

. Não se aproxime de forma alguma da rede elétrica.

. Poda de árvore é feita pela Elektro ou prefeitura. Evite agir em árvores próximas à fiação.

. Cuidado com os equipamentos usados no trabalho. Ferramenta é uma extensão do corpo. Por exemplo, o cabo de rolo de pintura é extensão do corpo. Se ele tocar na fiação, pode gerar acidentes.

. Há registros de choque elétrico por aproximação. Mantenha distância da rede ou mesmo de cabos caídos. Não toque em fios pendurados ou caídos.

. No caso de indústrias, o técnico de segurança do trabalho deve alertar prestadores de serviços sobre os riscos, além de exigir ações seguras, como o uso do EPI.

 Fonte: Palestra na Elektro no Dia do Técnico de Segurança do Trabalho.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA