Reforma Trabalhista é oportunidade de revisão na empresa, diz advogado

Mário Sérgio Lala, David Carlos Timm Oliveira, Marcelo Coghi e José André Bonk
Foto: Divulgação

A Reforma Trabalhista trouxe atualizações para a CLT. As mudanças, que vigoram desde novembro do ano passado, são uma oportunidade de revisão nos procedimentos das empresas, para que possam ganhar competitividade sem retirar direitos de seus colaboradores.

A avaliação é do advogado David Carlos Timm Oliveira, especialista em Relações Trabalhistas, que fez uma palestra em Limeira no último dia 10 de abril. Oliveira é coordenador do Núcleo Trabalhista da Lopes Gonçales e Mello Sociedade de Advogados, organizadora do evento, que contou com o apoio do SINCAF.

Parte dos empresários e gestores presentes era formada por associados do SINCAF, cujo presidente, Mário Sérgio Lala, prestigiou a apresentação. "O tema apresenta muitas dúvidas, daí termos buscado novamente compartilhar conhecimento com as empresas", disse Lala.

"O importante é o empresário ficar atento ao que há de mais relevante na reforma. Nosso desafio é separar os itens que trarão maior impacto para os negócios, evitando poluir o entendimento do que realmente importa nesta questão", avaliou Oliveira.

Para o advogado, temas como relação sindical, a caracterização de grupo econômico, rescisão contratual e remuneração são alguns dos principais fatores que vem ser considerados pelas empresas, quando da análise das novidades trazidas pela reforma. Material impresso sobre os principais itens foi distribuído aos presentes.

Oliveira considera que ainda há muitas dúvidas quanto ao tema, o que reflete inclusive nas decisões do Poder Judiciário. Porém, avalia que o número de reclamações já apresentou uma queda. Auditor trabalhista, o advogado tem MBA em Gestão de Pessoas e é pós-graduado em Direito Material e Processual do Trabalho.

A palestra foi acompanhada pelo diretor do SINCAF, José André Bonk, e pelas assessoras técnicas Creuza Gazotti e Mary Dalva Leme Fiorentini. Empresários do setor, como Marcelo Coghi e Maria Lúcia Zaros Germano, também acompanharam a apresentação, que ocorreu no hotel Carlton Plaza.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA