Capacitar e acompanhar trabalhador: ações para segurança na construção

A construção civil lidera o ranking de acidentes de trabalho com mortes no país. De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social, de 2013 a 2015 essa quantidade vem caindo, porém ainda está  muito longe do ideal. 

A avaliação é de Victor Eduardo Nogueira Eisenmann, engenheiro de Segurança do Trabalho. Parceiro do SINCAF, Victor elaborou material em que aponta alternativas para que a segurança seja ampliada, bem como medidas administrativas que precisam ser implementadas e acompanhadas.

Segundo estudos apresentados por Victor, os acidentes mais comuns no segmento da construção envolvem quedas em altura – causa mais comum de lesões e morte – e as ocorrências em trabalhos de escavação, movimentação de cargas e atropelamento nos canteiros.

“Precisamos identificar esses acidentes para focarmos  no que realmente precisa ser alterado”, afirma. Promover treinamentos “constantes, curtos, simples e objetivos” é uma das medidas recomendadas. Acompanhar o uso correto do EPI e verificar o manuseio de equipamentos e máquinas integram o rol de ações preventivas.

Veja na seção "Trabalho Seguro" material elaborado pelo engenheiro – clique aqui.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA