Lala: da construção ao paraquedismo, amor pela altura

Mário Sérgio Lala: decisões no SINCAF levam em conta a coletividade

Ele construiu muitos edifícios e gosta de altura, inclusive nos momentos de lazer. Assim pode ser resumida a vida do presidente do SINCAF, o empresário e engenheiro civil Mário Sérgio Lala.

O gosto pelo trabalho ele herdou do pai, marceneiro que buscava se reinventar. “Meu pai projetou e construiu uma das primeiras máquinas que faziam alambrado”, conta o presidente do SINCAF, que na adolescência mesclava o trabalho com o ensino médio na escola “Castello Branco” e o curso técnico em Contabilidade no Colégio Bandeirantes.

O despertar para a Engenharia Civil incluía o desafio de passar nos vestibulares, num período de concorrência acirrada. “Não entrei na primeira tentativa Fui fazer cursinho pré-vestibular à noite em Piracicaba, enquanto trabalhava de dia no Banco Real”, recorda.

A carreira bancária terminou quando do ingresso na Escola de Engenharia de Piracicaba. Por volta do sétimo dos 10 semestres do curso, foi aprovado num concurso para vaga de estagiário na Cesp, na construção da hidrelétrica de Ilha Solteira (SP). Outro estágio ocorreria na Empresa de Desenvolvimento de Limeira (Emdel).

Engenheiro formado, o emprego viria com Antônio Custódio de Oliveira Neto, um dos pioneiros das construtoras de Limeira. A parceria inclui os momentos difíceis da economia; certa vez, Custódio indicou Lala para uma obra na Bahia. “Foram dois anos acompanhando a construção de uma usina de açúcar e álcool”, recorda o presidente do SINCAF.

Tecnocol

A parceria voltaria na metade da década de 1980, quando surgiu a Tecnocol. Custódio e Lala aproveitaram o boom dos edifícios de apartamento a preço de custo.

Desse período veio também a paixão pela atuação em favor da classe. Custódio foi um dos articuladores da Associação das Empresas de Construção de Limeira, a Assemco. Em seguida, viria o SINCAF. Lala sempre o acompanhava.

Mário Sérgio Lala já perdeu a conta do número de diretorias do SINCAF que integrou. “No sindicato, temos amizades, mas somos profissionais quando falamos em nome dos segmentos que atendemos. Aí está a importância de um sindicato: nada é feito de forma individual”, avalia o presidente.

A negociação salarial representa um dos principais momentos. “São lideranças falando em nome de um grupo de empresas e de um grupo de trabalhadores. O respeito é mútuo, num clima que independe da situação econômica do país”, afirma.

Hoje ele convida os associados a também participar das iniciativas do SINCAF.

Esportes

Mas há o Lala apaixonado por esportes radicais. Motociclista de enduro, dizem os colegas que próximo da Fazenda Itapema há uma trilha que leva seu sobrenome, de traçado difícil.

O presidente prefere não se aprofundar no tema. Porém, a adrenalina é um dos seus “combustíveis”. Além do motociclismo de enduro, soma mais de 390 saltos de paraquedas. Voos de asa delta constam das experiências de Mário Sérgio Lala.

(Reportagem publicada no Informativo SINCAF de novembro de 2017).


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA