Na reforma, assessora elogia fortalecimento do acordo

Presente nos workshops realizados pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), a assessora técnica do SINCAF, Mary Dalva Leme Fiorentini, aponta que a reforma trabalhista terá um período de transição para que as regras sejam entendidas. Ao mesmo tempo, elogia a possibilidade de acordo entre empresários e trabalhadores se priorizada, sem a perda de direitos.

“Os profissionais que se reuniram no CIESP tiveram oportunidade de apreciar uma excelente apresentação técnica e jurídica sobre os artigos da CLT que foram modificados e também dos novos artigos que entrarão em vigência, e seus reflexos para a gestão das empresas”, disse.

Mary avalia que, “por parte do legislador houve a aplicação prática da real vivência do trabalhador e do empregador nas relações cotidianas. Buscou-se a aplicação da liberdade entre as partes com base na realidade. Estamos com a convicção que a reforma trará a valorização dos méritos sem retirar direitos, com segurança jurídica. Para o bem de todos os brasileiros”.

A visão do atual e do futuro cenário pautou os encontros no Ciesp, disse Mary. “Os especialistas que participaram neste workshop fizeram a explanação com muita competência sobre o panorama de antes e depois, comparando as alterações, além de responderem aos questionamentos. Em módulos, as apresentações trouxeram luz às inseguranças”.

Segundo ela, a partir de novembro de 2017, “precisamos estar capacitados para a aplicação da nova lei e valorização das negociações coletivas em respeito às partes”.

Essa aplicação gerará dúvidas, segundo Mary, “mas com a certeza que no processo já muito bem discutido o legislador procurou sanar ao máximo todas as polêmicas de ambos os lados. Aguardaremos a prometida MP. a ser editada em data próxima. O resultado vai fortalecer as negociações entre as partes e valorizar os contratos, como no restante dos demais países”.

Ela elogiou a iniciativa do CIESP. “Estamos confiantes que a maturidade e o bom senso dos negociadores prevalecerão a bem de todos”, finalizou.

Veja a matéria sobre os workshops - leia aqui.

 


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA