5 dicas para o trabalho na construção durante os dias chuvosos
A atividade de construção vive um dilema com a chegada do período chuvoso. O registro de maiores quantidades de chuvas gera desafios para o trabalho, incluindo o cumprimento do prazo previsto em contrato.
O risco envolve ainda os operários. Assim, além da atenção, é importante ter uma visão prevencionista na obra, com os riscos gerados, por exemplo, pela eletricidade nessa época chuvosa.
Veja a seguir 5 dicas importantes.
1. A NR que aborda o trabalho durante chuva
A norma regulamentadora NR 21 apresenta tópicos sobre o trabalho a céu aberto, inclusive em períodos de chuva forte. Ela prevê, a existência de abrigos para os trabalhadores em caso de temporais e alagamentos.
Reforçando: os colaboradores que estiverem executando atividades a céu aberto devem procurar um abrigo, diante de sinais de chuva. Ao se proteger, avalie as condições de marquises ou forros.
2– Cuidado com a eletricidade
Na chuva, as descargas elétricas são uma ameaça a quem estiver ao ar livre. Diante do sinal de chuva, procure um lugar seguro que seja distante de árvores, pois elas atraem raios. A queda de galhos é outra ocorrência que pode ferir pessoas, conforme contamos nesse post aqui no site.
A concessionária Neoenergia Elektro, que atende a região de Limeira, recomenda retirar da tomada todos os aparelhos eletrônicos, caso sejam registrados raios ou umidade nas paredes. Na retirada, a pessoa deve estar devidamente calçada e seca, puxando o aparelho pelo plug – e não pelo fio.
Outro risco, segundo a Neoenergia, está nos cabos desnivelados ou caídos, que surgem com os ventos fortes. A recomendação é se afastar dos fios e acionar a Elektro pelos números:
. WhatsApp (19) 2122-1696
. Central de Relacionamento: 0800 701 01 02
3 – Sempre use os EPIs corretamente
O uso de EPI, como óculos de proteção e talabarte para alturas, é obrigatório inclusive em dias chuvosos. Para evitar quedas ao caminhar, por exemplo, procure adotar sapatos antiderrapantes.
4 – Equipe bem informada evita riscos
Materiais de comunicação com dicas de segurança de trabalho são importantes na prevenção de acidentes. Coloque os materiais em pontos com grande fluxo de funcionários, na obra e na sede da construtora.
Também vale fazer, e repetir, treinamentos. Como agir em caso de pessoas eletrocutadas é um dos pontos abordados. Se possível, desligue a fonte de energia. Afaste a vítima da fonte com materiais não condutores, como madeira, borracha, plástico ou panos grossos. E acione socorro.
Outra questão é proteger as fundações, se a chuva cai quando a obra ainda está no início.
5 – Dá para trabalhar em espaços cobertos
As empresas têm se planejado para que haja espaços cobertos nas obras que permitam trabalhar em dias chuvosos. É claro que tudo dependerá de uma análise técnica.
Havendo viabilidade, algumas ações podem ser feitas, como o alisamento do concreto interno; corte de materiais rígidos, como tijolos, azulejos e pisos; e lixar paredes e tetos, como preparativo para pinturas.