4 dicas para acelerar as obras durante a estiagem
A estiagem registrada no estado de São Paulo é um momento propício para o início de uma obra ou para acelerar a construção já em andamento. A possibilidade de trabalho sem a interferência da chuva no cronograma gera ganhos em práticas como a secagem do concreto e a execução de telhados.
Especialistas também apontam que o solo está mais firme, permitindo serviços relacionados à fundação. As previsões de Hiroshi Paulo Yoshizane, professor da área de meteorologia, dão conta que Limeira deve voltar a ter chuvas a partir do mês de outubro e novembro.
Veja 4 dicas que preparamos para o associado do SINCAF, incluindo gestão de materiais e cuidados com a saúde dos colaboradores.
- Qualidade e entrega dos materiais
Nas obras, as chuvas costumam afetar serviços como terraplanagem, concretagem, telhados e pintura externa. Por isso, fique de olho nesses serviços enquanto o tempo está mais seco.
E, na hora da execução, avalie a qualidade dos insumos e o prazo de entrega dos fornecedores. Busque materiais que sigam as normatizações, que são mais seguros.
- Controle de estoque: só ganhos
O controle de estoque evita desperdícios e garante que nenhum item falte durante a obra. As compras emergenciais costumam ser mais caras. Por isso, avalie continuamente o estoque.
Outro detalhe: o controle do estoque ajuda no planejamento financeiro do serviço. Assim evitamos que faltem recursos para uma compra, enquanto há excesso de outro item no estoque.
- Comunicação com o proprietário
O alinhamento entre os donos da obra e os profissionais contratados é fundamental. Esse tipo de relacionamento permite, por exemplo, que os materiais estejam sempre na obra, quando necessários.
O uso de planilhas ou de um caderno ajuda nesse alinhamento.
E lembre-se: para nós, do setor, pode ser “mais uma obra”, mas, para quem contrata, há até sonhos envolvidos num imóvel residencial ou para fins empresariais. Então, é hora de valorizarmos nosso trabalho, fazendo uma entrega que envolva também a felicidade do proprietário do imóvel.
- Mão de obra: a qualificação e saúde na pauta
Também precisamos falar do time que atue na obra. Esse time precisa ser qualificado, tanto no trabalho como no relacionamento com os proprietários e demais profissionais presentes na obra. A qualificação reduz custos com retrabalho e desperdício de material.
Ainda temos que ficar alertas à saúde dos profissionais. Além da estiagem, temos altas temperaturas em pleno inverno, queimadas, baixa umidade do ar e raios solares intensos, tudo ao mesmo tempo.
Já houve um aumento nos casos de doenças respiratórias, por exemplo.
Então, cuidado com as tarefas executadas ao sol. Lugares confinados também geram riscos. Oriente seu time, de forma contínua, a respeito desse tema.