As árvores perto da fiação: Elektro se posiciona sobre podas
A Neoenergia Elektro enviou recentemente aos consumidores um informativo sobre a poda de árvores próximas à rede elétrica em Limeira. A concessionária diz ter intensificado os trabalhos na cidade, em parceria com a Prefeitura, para reduzir os impactos no fornecimento gerados pela intensificação das condições climáticas.
O tema ganhou os noticiários diante das constantes paralisações no fornecimento. O fato gerou muitas queixas de empresas e usuários. Ventos fortes e chuva passaram a ocorrer de forma mais recorrente no município, o que, segundo a concessionária, ocasionou a paralisação no fornecimento de luz.
Algumas das interrupções ocorrem após a queda de árvores. Para quem atua na área da Construção, há o perigo de acidentes e também os prejuízos pela falta de eletricidade.
Em outubro do ano passado, falamos em nosso site sobre a questão da poda de árvores que ficam próximas às obras. Reveja o conteúdo aqui.
Poda e fiscalização do plantio
O informativo da Elektro, que circulou a partir de dezembro, faz esclarecimentos, abordando desde a fase de plantio. Segundo a concessionária, a fiscalização do plantio é feita pela Prefeitura. A Elektro atua para evitar acidentes, curtos-circuitos e interrupções no fornecimento.
A concessionária ainda orienta alguns pontos, como:
. Antes de plantar uma árvore, é preciso avaliar o espaço, como serão as podas e a espécie adequada de acordo com as normas do município.
. Árvores de médio porte devem ser plantadas em calçadas opostas a fiação de energia. As de grande porte só devem ser utilizadas em praças, parques e espaços abertos, sendo observada a distância em relação a rede elétrica.
. Podas em áreas particulares cabem aos proprietários, que podem ser responsabilizados pelos desligamentos causados pelas vegetações dessas propriedades.
. Em espaços públicos, a poda deve ser solicitada à Prefeitura.
. Em caso de dúvida, consulte os canais de atendimento da Elektro.