Convenção coletiva: a importância do RH e dos escritórios contábeis
A Reforma Trabalhista de 2017 trouxe uma responsabilidade maior para os sindicatos patronais no Brasil, pois permitiu a negociação de pontos específicos da convenção coletiva com os sindicatos de trabalhadores.
A conciliação ficou mais perto da realidade do mundo do trabalho. Ressalvados pontos básicos da CLT, a reforma valorizou o acordo entre as partes, quando comparado ao “legislado”.
Conheça agora 5 pontos fundamentais desse processo, incluindo a aplicação dos itens da convenção.
1 . A força de uma negociação no município
A presença de um sindicato com base municipal, como o SINCAF, permite que essa realidade seja reforçada, nos aspectos econômicos e nas cláusulas sociais.
Por isso, o SINCAF avalia ser importante a participação dos gestores, área de Recursos Humanos ou escritórios contábeis indicados pelos associados.
2 . Ajudando na contraproposta patronal
Já contamos aqui como ocorrem as negociações salariais no SINCAF.
A participação do associado pode ocorrer ainda na fase inicial, quando os patrões avaliam a contraproposta a ser feita ao Siticecom.
3 . Convenção finalizada só muda “para cima”
Concluídas as negociações, o Ministério do Trabalho recebe cópia da convenção para análise. Aprovada, ela é divulgada no Sistema Mediador do órgão. A convenção entra em vigor, sendo obrigatório seu cumprimento por empresas e trabalhadores.
O SINCAF informa seus associados da entrada em vigor e fornece cópia do documento.
A partir daí, eventuais alterações na convenção podem ocorrer somente “para cima” – daí a importância de participar das reuniões de negociação.
4 . Convenção dá respaldo, e risco de multa é menor
Um documento formulado pelos sindicatos patronal e laboral traz maior respaldo jurídico que acordos pontuais, tanto para os trabalhadores como para as empresas.
Ao mesmo tempo, o ingresso no sistema mediador ocorre somente após uma análise da Superintendência Regional do Trabalho, que é responsável por fiscalizações e multa.
5 . SINCAF e o tira-dúvidas das convenções
A integração com o SINCAF é importante porque RH e contabilistas tomam conhecimento das regras específicas dos oito segmentos da Construção em Limeira. A não conformidade na aplicação das regras gera risco de penalizações.
A Assessoria Jurídica do SINCAF tira dúvidas dos associados, por meio de consultas agendadas.
Para outras informações, mande uma mensagem aqui contato@sincaf.com.