“Devo participar da negociação dos acordos coletivos?” Entenda a importância
O SINCAF está iniciando o período de negociação dos acordos coletivos com o sindicato dos trabalhadores, o Siticecom. Uma das principais tarefas na agenda anual da entidade, a negociação tem gerado dúvidas nos empresários, principalmente depois da Reforma Trabalhista ocorrida em 2017.
Sua participação é importante por 4 motivos. Confira a seguir.
1 – Convenção prevalece sobre CLT
A Reforma Trabalhista trouxe como uma das principais mudanças a prevalência da Convenção Coletiva sobre a CLT. Assim, excetuando os direitos presentes na CLT, o que é acertado entre os representantes patronais e dos trabalhadores na convenção ganhou força.
Vale ressaltar que a convenção é atualizada anualmente.
2 – São 21 anos sem dissídio: saiba os benefícios disso
Desde sua fundação, há 21 anos, o SINCAF contou com a participação dos empresários nas negociações. As informações trazidas foram levadas à mesa de negociação. O Siticecom compreendeu grande parte delas.
Então, é hora de o Associado se integrar ainda mais ao SINCAF
O formato de negociação trouxe benefícios. Nenhum dos oito segmentos econômicos representados pelo SINCAF teve empecilho em função de um dissídio coletivo, que comumente traz prejuízos econômicos para a empresa.
No dissídio coletivo, a Justiça do Trabalho interfere nas relações de uma categoria, medida adotada em razão da falta de acordo entre patrões e empregados.
3 – Acordo coletivo tem impacto na sua empresa
A Assessoria Técnica do SINCAF avalia que as empresas que integram as negociações também ganham internamente.
Conhecer os pontos do acordo e monitorar a aplicação são práticas importantes na gestão da empresa. A mão de obra representa perto de 40% do total do preço do metro quadrado de construção.
A porcentagem foi apontada pelo Sistema Nacional de Pesquisa de Custos da Construção Civil (Sinapi), do IBGE. Esse mesmo índice já chegou a passar de 50% do total, no início dos anos 2010.
4 – Negociação local fortalece sua empresa
Uma entidade com as características do SINCAF, que tem área de atuação em Limeira, possibilita que as informações trazidas à mesa de negociação sejam mais realistas. São representantes empresariais que conhecem a realidade do município.
Veja abaixo a data-base de cada segmento.
Fale conosco
Quer saber mais sobre negociação do seu segmento?
Acompanhe a agenda no nosso site ou redes sociais. Fale conosco pelo e-mail contato@sincaf.com ou telefone (19) 3451-3665
Data-base de cada segmento econômico
. Cerâmicas e Olarias – 1º de março.
. Produtos de Cimento – 1º de abril.
. Construção Civil e Pesada, Instalações e Pinturas – 1º de maio.
. Madeira e Mobiliário – 1º de agosto.
. Mármores e Granitos – 1º de outubro.