Skip links

Negociação salarial: inflação em alta pede participação do empresário

O Sindicato Patronal das Indústrias da Construção (SINCAF) iniciou o processo de negociação com o Siticecom a respeito da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023 em todas as categorias que representa. No total, são oito segmentos ligados à Construção, envolvendo as empresas sediadas em Limeira.

O início das negociações envolve a categoria de Produtos de Cimento. Uma reunião foi realizada no último dia 12 de abril, envolvendo os presidentes do SINCAF, Renato Hachich Maluf, e do Siticecem, Ademar Rangel. No encontro, Renato contou com apoio da assessora técnica Mary Dalva Leme Fiorentini.

Se no ano passado, a Comissão de Negociação do SINCAF se viu diante de um ano desafiador em função das mudanças na legislação e as fortes oscilações na economia nacional, agora ressurge o “fantasma” da inflação. O índice dos últimos 12 meses, considerando o INPC como base, superou 11,7%.

Há um viés de alta que desafia os empresários e trabalhadores. No acumulado anual de 2021, o INPC fechou em 10,16%. O choque é claro, quando se nota que o índice ficou em 5,45% em 2020.

“A participação dos nossos associados é fundamental, para que possamos encontrar uma alternativa para esse período de desafios”, avaliou Renato Maluf. As reuniões também servem para avaliar itens do acordo coletivo, como os benefícios sociais.

“A união de esforços é fundamental”, alertou Renato. Deixar de participar do SINCAF ou buscar um acordo individualmente são práticas que podem causar prejuízos aos empresários, com perdas maiores em períodos de inflação.

Em 21 anos de atuação, o SINCAF sempre obteve acordo com os trabalhadores das categorias que representa. Essa atuação impede cenários mais críticos, como eventuais disputas que chegam à Justiça Trabalhista. Também atende os Associados em relação às dúvidas envolvendo o período entre a data-base das categorias e a conclusão das negociações, no qual parte das empresas opta por antecipar reajustes. A Comissão de Negociação está à disposição dos empresários pelo e-mail contato@sincaf.com ou pelo telefone 3451-3665 no horário comercial.

Deixe um comentário