Palavra do Presidente

Otimismo diante dos desafios

O ano de 2019 trará pela frente pelo menos dois componentes: desafios e otimismo. 

Foi isso que ouvi dos empresários que integram os oito segmentos econômicos atendidos pelo SINCAF de Limeira. As mudanças nos governos federal e estadual trouxeram uma perspectiva de que momentos de incerteza e de medidas amargas – mas indispensáveis – preparam nosso país para dias melhores.

Há uma perspectiva de que sentiremos lentamente os efeitos na área da indústria da Construção, responsável por 8,5% do PIB nacional e geradora de 7 milhões de empregos. Nossos governantes sabem que há pouca margem para erros. Muitas vezes, basta sinalizar intenções que já pressentimos melhorias a longo prazo.

A fórmula é conhecida: priorizar emprego e renda e modernizar. Para empresas, o ambiente não pode mais ser de custos elevados, e já passou da hora de fazer a Reforma Tributária, simplificar, desburocratizar e reduzir a carga de impostos. O pedido feito às várias esferas de governo é de que não sejamos atrapalhados naquilo que propomos. Afinal, será desse conjunto de ações que virão emprego e renda.

E aqui falo como presidente de um sindicato representante legal das empesas dos setores da Construção Civil (inclusive Montagens e Engenharia Consultiva); Construção Pesada; Cerâmicas; Produtos de Cimento; Pinturas e Decorações; Instalações; Madeira e Mobiliário; e de Mármores e Granitos.

Muitos desses segmentos são de importância vital para a região, mas todos têm relevância estratégica no país.

Os desafios chegam ainda às entidades patronais. Com a Reforma Trabalhista e  a economia avançando lentamente, desconstruíram o planejamento em 2018. Tivemos que, nas entidades, adotar medidas administrativas drásticas para não fechar.

Porém, no SINCAF, nos mantivemos à disposição sempre que procurados. O empresário muitas vezes se sente sozinho e necessita de apoio e orientação.

Sei que é difícil, nos dias atuais e num mundo globalizado, a existência de um sindicato como o nosso, com representatividade municipal. Porém, cada vez mais pensamos globalmente e agimos localmente. Cidades muitas vezes próximas geograficamente apresentam realidades bem diferentes.

Por isso, conclamo as empresas dos oito segmentos que representamos ao fortalecimento da parceria. Temos uma assessoria sempre disponível. Se sua empresa integra outro segmento econômico, não deixe de prestigiar a respectiva entidade representativa.

Assim estaremos fortes diante dos obstáculos ao longo de 2019, que, se superados, serão o início de uma jornada de prosperidade para todos em Limeira e no Brasil.

Engº Mário Sergio Lala

Presidente


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA