O que fazer na obra para reduzir o consumo de água

Assim como as residências, os prédios comerciais e obras devem trazer um olhar mais crítico ao consumo de água em Limeira. Não apenas pelo custo gerado pelo consumo, mas também pela escassez dos últimos anos, segundo alegações da concessionária BRK.

Os números dos últimos meses foram bem baixos, no item volume de chuvas. Ao mesmo tempo, o baixo índice pluviométrico tende a se estender pelo menos até o final de dezembro, segundo especialistas.

O último dado da concessionária BRK aponta que, no mês de setembro, choveu na cidade apenas 7% do que era esperado. A comparação leva em conta resultados dos últimos 30 anos. Os 9 milímetros de chuva naquele mês ficaram abaixo inclusive do ano de 2014, quando a região Sudeste enfrentou a pior crise hídrica da história.

A média histórica de precipitação para o mês de setembro na cidade é de 138 milímetros. Já em outubro, a média é de 115 milímetros. Só choveu perto de 8 milímetros, segundo a Unicamp. A BRK já está utilizando fontes reservas, além do Rio Jaguari.

A estimativa é que a construção civil utilize 21% da água tratada no mundo. O número é menor do que, por exemplo, a agricultura – campeã no ranking por setor, com 70%. Mesmo assim, é impactante.

O site Going Green Brasil cita que estratégias economizadoras, como o reuso, podem baixar o consumo em até 50% durante a obra.

Veja algumas medidas sugeridas

. Reavaliar agentes de cura para concreto.

. Compra de água proveniente de reuso.

. Aproveitamento de águas pluviais e de ar-condicionado.

. Sistema de reaproveitamento de água de dispositivos (lava bica; lava rodas; central de betoneiras).

. Instalação de dispositivos economizadores nas torneiras;

. Fechamento dos registros da obra em intervalos sem produção;

. Monitoramento do consumo de água para higiene pessoal, como reduzir o tempo de banho e fechar a torneira ao escovar os dentes;

. Campanhas de conscientização.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA