Governo aposta em juro menor no novo crédito imobiliário

A Caixa Econômica Federal iniciou no dia 26 de agosto o processo de simulação da nova linha de crédito imobiliário. O site do banco oferece a chance de fazer um teste. A referência na nova modalidade é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial de inflação do país.

A linha poderá ser usada em imóveis residenciais novos e usados.  O prazo máximo de financiamento será de 360 meses, com limite de 80% do valor do imóvel. A Caixa promete juros nesse tipo de financiamento habitacional mais baixos em relação ao modelo tradicional.

Os imóveis passarão por uma avaliação quanto ao enquadramento. A taxa mínima para os do tipo residencial será do IPCA apurado mais 2,95% ao ano, e a máxima será de IPCA mais 4,95% ao ano. Os economistas estimam que o IPCA feche este ano perto dos 3,8%.

A avaliação nos meios empresariais é que a medida trará bons efeitos. Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o ganho virá com a prestação menor – a redução pode chegar a até 50%. Porém, os resultados virão de forma gradual.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, classificou a nova modalidade como “uma revolução no mercado”. “É uma redução do custo do crédito, o que vai impactar o crescimento econômico dos próximos anos. Vai ter mais emprego, mais crédito e vai movimentar a economia”, afirmou.

A outra vantagem apontada por empresários é que a Caixa passa a ser intermediária, o que abre para um mercado mais competitivo na concessão. Na disputa pelo comprador, um grande banco ou uma pequena companhia hipotecária podem fazer o processo de financiamento.

A decisão quanto à aplicação da correção será do cliente. A Caixa oferecerá o crédito imobiliário corrigido pelo IPCA ou pela TR (Taxa Referencial).

Conheça o simulador do financiamento - clique aqui.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA