Uma reunião no SINCAF na tarde do último dia 13 de maio apontou a importância da participação das empresas na negociação coletiva. A assembleia discutiu as propostas enviadas pelo Siticecom, o sindicato dos trabalhadores, relativas às convenções coletivas desse ano com data-base entre março e maio.
Proprietários e representantes de empresas participaram da discussão. O presidente do SINCAF, Mário Sérgio Lala, foi representado pelas assessoras Creuza Gazotti e Mary Dalva Leme Fiorentini e pela advogada Giovana Franceschi Botion.
Em março, acontece a data-base do segmento de cerâmicas. Já em abril, envolve o setor de produtos de cimento. O mês de maio reserva espaço para convenção da construção civil, incluindo montagem industrial, construção pesada, instalações, pinturas e decorações.
O SINCAF representa oito categorias patronais. “Estamos em plena negociação coletiva com o Siticecom e, para isso, estamos elaborando a contraproposta patronal”, informou Mary. Itens como reajuste salarial e benefícios constam das avaliações. A assembleia ajuda o SINCAF a elaborar a proposta, na medida em que as empresas apresentam suas avaliações.
O instrumento gerado da negociação entre os sindicados representa segurança jurídica para empregadores. “Queremos ouvir os empresários para elaborar a melhor proposta, dentro do que é possível na atual realidade econômica do país”, afirmou Lala.
Em caso de dúvida, o empresário pode entrar em contato com o SINCAF.