Câncer de mama: prevenção é melhor alternativa

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, com desenvolvimento rápido ou mais lento.

As informações são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que estima que quase 60 mil casos surgem anualmente até 2020. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres de todas as regiões do país, exceto no Norte.

Existe tratamento para câncer de mama, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, a prevenção é a melhor alternativa. O SUS oferece exame gratuito a toda mulher, independente da faixa etária.

O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. Toda ação, seja em empresa ou numa organização, deve enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, diz o Inca.

Também prega que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. Porém, há registro de casos entre homens.

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença - cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Sedentarismo e consumo de bebida alcoólica geram riscos. Em algumas situações, pessoas abaixo de 50 anos com casos na família pedem acompanhamento.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Alimentação saudável, evitar o sobrepeso e fazer exercícios ajudam na prevenção. A detecção precoce aumenta muito as chances de cura no tratamento.

Nas ações de conscientização, o uso da cor rosa desperta a atenção dos profissionais. Um laço de fita, bexigas ou peças de roupa nessa cor se mostram importantes ferramentas na divulgação do tema.

Limeira

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Limeira estão realizando atividades a respeito do Outubro Rosa. Ao longo do mês, todas as unidades desenvolverão ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Coordenadores e servidores das UBSs também decoraram esses espaços para a ocasião.

Em Limeira, o Outubro Rosa é uma iniciativa da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), Prefeitura e Santa Casa. Nesse período, informa a prefeitura, serão disponibilizados 600 exames de mamografia a mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos. Para tanto, basta agendar o exame na UBS mais próxima.

O pedido poderá ser emitido pelo médico ou enfermeiro da unidade. É necessário apresentar o Cartão SUS. Mulheres que estiverem fora dessa faixa etária podem solicitar informações na Alicc, pelo telefone 3404-3232.

Saiba mais sobre o câncer de mama – clique aqui


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA