Pesquisa online antecede compra em loja física, diz estudo

Sites de empresas podem gerar boas experiências e informações aos clientes que, posteriormente, efetivam a compra de produtos em lojas físicas. Tanto que a Flex do Brasil, associada SINCAF, acaba de reformular o site de uma de suas marcas de colchões, a Simmons, para oferecer uma melhor experiência ao consumidor apostando exatamente no sentido contrário, ou seja, aumentar a efetivação da compra nas lojas físicas. 

A reformulação ocorre após pesquisas feitas pela Simmons, que ainda utilizou-se de estudo sobre consumo feito pela Forrester. O estudo indica que 59% das vendas físicas nos Estados Unidos ocorrem após pesquisas online, incluindo consultas aos sites das empresas, grupos de discussões e ferramentas de avaliação de produtos.

A ação da Simmons leva em conta uma proposta mais conceitual, luxuosa e artesanal de fazer colchões, reforçando a importância da visita presencial às lojas físicas.

“Nossos colchões são vendidos em milhares de lojas credenciadas por todo o Brasil e o novo site, além de permitir fazer uma busca inteligente e automatizada pelo modelo ideal de acordo com o perfil de cada cliente, ainda oferece uma ferramenta para encontrar em tempo real a loja física mais próxima para realizar a compra”, afirma Satye Inatomi, gerente de Marketing da Flex do Brasil.

O site oferece uma lista de parceiros para compras online. O banco de dados considera peso, altura, qualidade do sono, se a pessoa sente muito calor, se dorme sozinha, informa nota distribuída pela Flex.

Evento realizado em Limeira no final de agosto pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontou a necessidade de a experiência do consumidor ser positiva, em lojas físicas ou virtuais. A falta de empatia faz com que 40% das lojas virtuais tenham resultados menores que o projetado.

Decisão correta

A avaliação do consumidor foi um dos pontos que influenciaram a Flex do Brasil na decisão. A empresa aponta que a facilidade extra vai ajudar a aumentar as vendas, pois, quanto mais fácil for encontrar informações confiáveis e personalizadas, maior a chance de engajamento e fidelização de clientes que, no caso dos colchões, ainda encontram dificuldades em expressar suas necessidades e tomar a decisão mais correta.

 “Todo esse movimento também faz parte de uma sensibilização do público quanto ao produto, tamanho, altura, molas, maciez, firmeza, revestimentos funcionais”, completa Satye Inatomi. Tutoriais e vídeos ajudam nas pesquisas.

O novo site da Simmons monta as fichas técnicas imprimíveis de cada produto pesquisado automaticamente, o que serve de apoio também aos vendedores nas lojas.

Os sites das marcas Flex e Epeda, também da Flex do Brasil, passaram pelo mesmo processo de atualização.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA