Limeira elabora Diretrizes de Iluminação Pública

A Prefeitura de Limeira elaborou as Diretrizes de Iluminação Pública (DIP). A medida vai permitir que os projetos de rede urbana, dotados com o sistema de iluminação pública, sejam desenvolvidos dentro de padrões de qualidade e atendendo a constantes modernizações.

Além da padronização, a prática envolve inovação no segmento, ao mesmo tempo em que considera as características do município. Segurança e meio ambiente são dois segmentos que ganham com a iniciativa.

Segundo o site da prefeitura, as diretrizes valem para expansões e novos empreendimentos. “Com as diretrizes, o município ganha em qualidade na iluminação, o que reflete também em segurança. Agora, os empreendedores e projetistas terão um roteiro a seguir bem definido. No futuro, todo o parque de iluminação da cidade se enquadrará nestas diretrizes", afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi.

O DIP foi elaborado a partir das Normas Técnicas Brasileiras (NBR), vigentes no país, e orientações dadas pelo guia de luminárias da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux). O documento se adequa à formatação das ruas e avenidas de Limeira. Também acompanha a projeção do crescimento e futuras tecnologias em luminárias.

“As diretrizes técnicas normalizarão e atenderão as padronizações quanto ao fornecimento de iluminação na área urbanizada. A tecnologia de LED proporcionará uma eficiência de energia bem como a qualidade de percepção visual que valoriza o espaço do sistema viário e pedonal do município”, explicou o chefe de Divisão de Iluminação Pública da secretaria, engenheiro Antonioni Rosada. Todo espaço pedonal é destinado exclusivamente a pedestres.

“Com o LED substituímos a necessidade da utilização de lâmpadas de vapor de mercúrio, sódio/metálico. Com isto, preservamos o meio ambiente. Os LEDs não contêm substâncias tóxicas que contaminam o ar ou o solo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município", disse o engenheiro Marcos Carnevali.

O documento está disponível no site da Prefeitura de Limeira – clique aqui


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA