Networking e orientação: associados apontam vantagens do SINCAF

Maria Lúcia: facilidade com o atendimento em Limeira
Foto: Divulgação

A atuação de um sindicato, patronal ou de trabalhadores, pode ser traduzida como propulsora de novas conquistas. Empresas participantes dos quadros do SINCAF, representadas por Maria Lúcia Zaros Germano e Ítalo Ponzo Júnior, apontam os benefícios para o setor e para a comunidade, quando essa mentalidade é desenvolvida.

A DG Móveis Planejados integra o SINCAF há aproximadamente 10 anos. Nesse período, sua dirigente, Maria Lúcia, já ocupou cargo na diretoria do SINCAF. “Antes o sindicato que nos representava era em São Paulo. Hoje temos essa facilidade de ter o atendimento aqui em Limeira”, conta ela.

Para Maria Lúcia, uma das principais virtudes do SINCAF é entender as “dores” dos associados. Nos últimos anos da empresa, presente no mercado há quatro décadas, várias dúvidas foram tiradas pelo SINCAF.

“A legislação está cada vez mais dinâmica. Ao mesmo tempo, é um sindicato que representa oito segmentos diferentes, o que torna o trabalho mais complexo”, avaliou. Para a empresária, mesmo diante de questões complexas, o SINCAF demonstra disposição em buscar alternativas que sejam viáveis e contemplem a legislação.

Um dos serviços mais citados pelos associados é a participação nas negociações salariais com o sindicato dos trabalhadores. “As empresas se sentem melhor representadas por um sindicato que tenha credibilidade ao levar a proposta patronal”, disse.

Segundo ela, o SINCAF atua em favor de um equilíbrio na relação capital-trabalho.

União do segmento

“O sindicato atua como agente conciliador entre o patronal e os empregados”, concorda Ítalo Ponzo Júnior, da Construtora Ponzo. Mas Ítalo foca em outra característica que deve ser levada em conta pelo empresariado: a força gerada pela união do segmento produtivo.

Ítalo: empresas unidas têm mais força para reivindicações
Foto: Divulgação

O empresário do ramo da construção acredita que, no Brasil, o termo “sindicato” gera, em parte, rejeição. A prática, porém, tem apontado os benefícios quando do associativismo bem praticado.

“No ano passado, o SINCAF esteve em Brasília levando as reivindicações de nossa região a respeito das regras do ‘Minha Casa Minha Vida’. Sozinho, ninguém teria conseguido esse espaço”, contou Ítalo, com a experiência de quem já ocupou cargos públicos.

A organização do segmento foi a principal conquista do SINCAF, afirma Ítalo. “Todos devem falar a mesma língua. Somos concorrentes, sim, mas concorrentes leais e, algumas vezes, parceiros”, avalia.

Ele exemplifica ver na participação num sindicato a chance de networking entre as empresas, até prestando serviços – como ocorre na cadeia produtiva da construção.

Networking indica a capacidade de uma pessoa, empresa ou organização estabelecer uma rede de contatos ou conexões. No mundo empresarial, a prática envolve a partilha de serviços e informação, o que movimenta os negócios e gera renda e emprego.

O recado de Ítalo é compartilhado Maria Lúcia, da DG. “As pessoas deveriam participar mais do sindicato”, diz a empresária.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA