Das obras a inclusão social: 4 e-books que ajudarão as empresas

O SINCAF reuniu quatro materiais disponíveis na internet para a gestão das empresas.

Os temas envolvem desde normas de produtos até a questão da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

. Relatório Técnico

Está à disposição no site da CBIC o report do “89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) – Superação é a nossa maior obra”, realizado em maio desse ano. O relatório técnico traz os assuntos tratados durante as plenárias das Comissões Técnicas e Fóruns da CBIC e nos painéis gerais do evento de 2017.

Conheça o material - clique aqui.

. Guias BIM orientam obras

Informações que orientem a prática de planejar, projetar, contratar, fiscalizar e aceitar obras públicas ou privadas em aplicações BIM (para Building Information Modelling). Esse é o conteúdo ofertado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que lançaram no último dia 30/11 a Coletânea Guias BIM ABDI – MDIC.

Os seis volumes de guias estabelecem diretrizes para orientar no processo de projeto BIM. A ideia é tornar essa coletânea um ponto de referência para capacitação e qualificação técnica, além de contribuir para a redução de erros e melhoria da assertividade de editais, projetos, orçamentos e planejamento de obras públicas e privadas.

A coletânea Guias BIM já está disponível para download. Acesse aqui.

. ABNT e os blocos e tijolos para alvenaria

A ABNT publicou no dia 29/11 duas  normas a respeito de componentes cerâmicos, no caso de blocos e tijolos para alvenaria. A primeira norma aponta requisito, enquanto a outra aborda métodos de ensaios.

A parte 1 tem como objetivo especificar os requisitos dimensionais, propriedades físicas e mecânicas de blocos e tijolos cerâmicos a serem utilizados em obras de alvenaria com ou sem função estrutural e executadas de forma racionalizada ou não.

Já a parte 2 especifica os métodos para a execução dos ensaios dos blocos e tijolos cerâmicos estruturais e de vedação.

Segundo a ABNT, houve grande mudança nos textos normativos à medida que foram incorporadas as diretrizes normativas de blocos e tijolos cerâmicos. Com isso, as novas versões foram estruturadas agregando todos componentes para alvenaria.

O Catálogo ABNT já tem as normas disponíveis para aquisição. Clique aqui.

. Políticas para pessoas com deficiência

O Portal da Indústria, da CNI, divulgou material que aborda a questão das pessoas com deficiência, bem como práticas que façam a inserção no mercado de trabalho.

O e-book contém desde a definição do que é deficiência até jurisprudência sobre o assunto, além de práticas de políticas públicas envolvendo o tema. Clique aqui.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA