Ripack: unindo qualidade com sustentabilidade

Ripack, em Limeira, é afiliada do Sincaf
Foto: Divulgação

Na sala de recepção da indústria Ripack, em Limeira, há uma mesa de centro confeccionada com madeira ecologicamente correta. Esse é um dos sinais que o cliente ou visitante encontrarão dali em diante numa empresa que tem a sustentabilidade como uma de suas premissas.

Mais que uma necessidade, as práticas se tornaram fundamental para a indústria produtora de embalagens sustentáveis, afiliada do Sincaf.

As unidades nos estados do Paraná e Minas Gerais seguem a mesma filosofia. “Já está no DNA da empresa seguir essas práticas, seja no relacionamento com os clientes, colaboradores ou sociedade”, afirma Jairo Ribeiro Filho, diretor da empresa.

Da área de 13 mil m² em Limeira saem tipos especiais de embalagens, além das tradicionais caixas, paletes e engradados. A inovação de acordo com a necessidade do tipo de operação levou a Ripack a atender segmentos tão diferentes, como o automotivo e alimentício. A relação inclui indústrias de autopeças, petroquímica, papel e celulose e de materiais para consumo.

Em 27 anos de funcionamento, a versatilidade garantiu a Ripack estar num dos principais postos no ranking de seu segmento. “Fizemos muitos investimentos para tornar nosso parque industrial um dos mais modernos do país”, disse Ribeiro.

O cenário inclui adotar junto aos 160 colaboradores estratégias como a lean manufacturing, também conhecida como produção enxuta e gerada a partir de práticas adotadas em organizações de ponta – como a Toyota. A quase rejeição total a produtos com defeito e tempo de espera elevado está presente na filosofia.

Junto da capacitação, veio a automação, inclusive com robôs. A unidade de Limeira é certificada com a ISO 9001, e agora se prepara para a certificação 14.000. A busca pelo ambiente de trabalho diferenciado junta o bem-estar dos colaboradores com ações como o reuso da água de chuva e a preferência pela iluminação natural nas dependências.

A Ripack integra o Pacto Global junto à ONU, cuja premissa é o foco na sustentabilidade. “Isso tornou-se um valor intrínseco nosso”, conta Ribeiro.  O reconhecimento vem de instituições como o Instituto Chico Mendes, mas também de alguns dos clientes que incentivam os fornecedores a práticas corretas. Exemplos são os prêmios da montadora Mercedes Benz nas áreas da Sustentabilidade e Ecologia.

Esse cenário se desenha a partir do próprio cotidiano da empresa. A matéria-prima renovável vem do reflorestamento mantido pela Ripack. O descarte controlado também aparece.

Porém, chega à sociedade, pois compromissos com o Pacto Global significam também encampar e apoiar ações anticorrupção e de combate ao trabalho escravo.

Para o empresário, a cobrança por iniciativas como essas vem dos próprios clientes e reflete no interior das organizações. “Sem isso, as empresas não terão um modelo de gestão perene”, afirma Ribeiro.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA