Ações educativas e o envolvimento da sociedade foram alguns dos itens discutidos
no encontro
Foto: Divulgação
A destinação final dos resíduos sólidos gerados pela construção civil foi o tema de uma reunião no último dia 28/01, em Limeira. O tema levou o presidente do Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira (Sincaf), engenheiro Mário Botion, a se encontrar com o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município, Alquermes Valvasori.
Ações educativas e o envolvimento da sociedade foram alguns dos itens discutidos no encontro, ocorrido na sede da secretaria.
A construção civil apresenta características específicas sobre a questão. As empresas responsáveis pela geração devem cuidar do destino final do material. Os transportadores, conhecidos como caçambeiros, também são parte integrante da ação.
A destinação precisa respeitar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista em lei federal. Manejo ambientalmente correto dos resíduos e metas de redução, reutilização e reciclagem constam da política.
O prazo final para a adoção de medidas é dezembro desse ano. Também participaram do encontro a assessora técnica do Sincaf, Mary Dalva Leme Fiorentini, e o diretor de Extensão Rural da secretaria, Dirceu Brasil Vieira.
“A construção civil conhece seu papel nesse processo, e para tanto buscamos a parceria com o Poder Público, que também tem interesse e responsabilidades na questão da destinação dos resíduos sólidos", disse Mário Botion.
Alquermes explicou que o foco do trabalho de sua secretaria este ano será o resíduo sólido. Normas e regulamentações sobre o tema deverão ser elaboradas e implementadas, da mesma maneira que já está acontecendo com o Plano de Saneamento Rural, explicou.
O secretário chamou a atenção para um dos conceitos da lei federal: a logística reversa, pela qual o setor empresarial que gerou o resíduo se vê obrigado a fazer reaproveitamento ou dar outra destinação.
Nesta reunião ficou agendado o primeiro encontro para a formação do grupo de trabalho, que contará com todos os setores interessados na questão.