Programa de incentivo reduz rotatividade nas empresas

Empresas estão sofrendo com os custos relacionados à rotatividade de pessoal
e o absenteísmo
Foto: Divulgação

“Falta informação. É importante que as empresas estejam abertas para o conhecimento”, declarou Frederico Sanvido, responsável pela área de marketing e incentivo da Sodexo. A afirmação foi feita na última quarta-feira, 15 de outubro, durante a palestra “Turnover e Absenteísmo - Você sabe quanto custa?”, no auditório do Ciesp, em Limeira.

O evento foi organizado pelo Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira (Sincaf) e a Sodexo, com apoio do Ciesp. Durante o encontro, Sanvido disse que as empresas estão sofrendo com os custos relacionados à rotatividade de pessoal (turnover) e o absenteísmo (ausências no trabalho).

O palestrante contou que a maioria das empresas tem dificuldade na implementação de benefícios e novas ferramentas, pois o setor de recursos humanos considera isso uma despesa e não como algo que vai aumentar a produtividade. Ele ressaltou ainda que é preciso estimular os funcionários a terem metas, aplicando um programa de incentivo.

“Todo trabalhador quer ter um emprego digno e crescer na carreira. Vemos as pessoas dentro das empresas com uma apatia muito grande e parte disso está relacionada com a falta de estímulos e reconhecimento. Isso não precisa ser feito apenas por meio de dinheiro ou prêmios, mas com elogios também”, destacou Sanvido, que ainda revelou que a taxa de rotatividade é de 114% na construção.

Sanvido explicou também como calcular as projeções anuais. “Geralmente, as empresas fazem as projeções em percentual, porém é preciso calcular em dinheiro, pois só assim, dentro de um plano de ação, o setor de recursos humanos poderá mostrar ao departamento financeiro os custos reais e o quanto pode ajudar a empresa economizar se implantar programas de incentivo aos funcionários”.

O diretor do Sincaf, José André Bonk, da Bonk Engenharia, avaliou que a palestra foi importante para alertar as empresas sobre a importância da gestão de políticas motivacionais e de incentivos pelas empresas. Ele ainda afirmou que o crescimento da taxa de rotatividade dos funcionários e questões das faltas  prejudicam a produtividade e elevam os custos.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA