As mudanças que melhoraram a DG Móveis

Paulo Germano e parte da equipe DG Planejados no novo show room Paulo Germano e parte da equipe DG Planejados no novo show room
Foto: Divulgação

Um olhar para a gestão pode fazer com que as empresas melhorem sua atuação, sem necessitar de muitos investimentos. Porém, isso só funciona se o ser humano for colocado como principal instrumento da mudança.

As opiniões são de Paulo Germano, da DG Móveis Planejados. Com ele, o Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira (SINCAF) inicia uma série de entrevistas com seus associados, buscando mostrar o que as empresas dos oito segmentos atendidos pelo SINCAF têm feito para melhorar seus negócios.

A DG é uma empresa familiar, como outras tantas no Brasil. Parte delas busca grandes fórmulas para ganhar mercado. Porém, práticas simples se mostram mais eficazes em qualquer negócio.

“Mexi no layout da fábrica, e somente com essa alteração ganhei 30% de produtividade. Dá para melhorar usando o conhecimento que a gente tem”, afirma Paulo.

A história da DG começa com o pai, Dorival Germano, há cerca de 35 anos. No fundo da casa da mãe, o sr. Dorival monta uma pequena oficina de reparos em móveis. “Eu e meu pai pegávamos uma malinha e saíamos fazer consertos. Foram anos de trabalho duro, mas de muita aprendizagem”, conta Paulo.

Nesse caminho, a mãe, dona Maria Lúcia Zaros Germano, vem auxiliando. A empresa passou por um barracão alugado até chegar à atual sede própria, no Parque Anavec. São 1.300 m2, onde atuam 20 colaboradores, sendo a produção gerenciada por Ricardo Germano, outro filho de seu Dorival.

A DG aposta na inovação. Projetos são sempre avaliados em conjunto com o cliente, em outras com um profissional de Arquitetura ou decoração.

Os obstáculos também ajudam na formação do conhecimento. Paulo lembra da época do Plano Collor, com o bloqueio do dinheiro dos clientes e da própria empresa. “Foram pelo menos 90 dias duríssimos”, conta.

A construção do edifício Lívio Franceschi surgiu como a saída. “Fomos chamados para fazer os móveis de 15 apartamentos, e isso nos ajudou a passar aqueles dias difíceis”, recorda.

Paulo diz que ouvir o cliente residencial ou corporativo, evoluir sempre e motivar os funcionários fazem parte do cotidiano do empresário, em qualquer tempo. “Vejo que o SINCAF pode ajudar, com cursos que desenvolvam a parte empreendedora do empresário”, contou.

Mas as mudanças incluem a legislação, e elas devem ser seguidas. “Temos que criar uma concorrência leal”, disse.

O cenário de dificuldades é um gerador de mudanças. “O empresário deve se perguntar diariamente o que o motiva a levantar todo dia. Se for só para pagar suas contas, não dará certo. Temos que levantar e ir para o trabalho dispostos a ouvir os clientes, motivar nossos colaboradores, se automotivar”.

É claro que investimentos são necessários. A empresa está mudando o seu showroom para a Rua Carlos Gomes, 1.180. “Em qualquer situação da economia, há oportunidades para todo mundo”, afirmou.


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA