Empresas usam informação para prevenir acidentes de trabalho

Um dos itens que mais tem chamado a atenção das empresas é quanto aos acidentes de trabalho. Os prejuízos causados por esse tipo de ocorrência deixaram de ser apenas econômicos e chegaram ao aspecto social.

Amparados por entidades patronais, como o SINCAF, e também de trabalhadores, empresários e colaboradores evoluíram nessa questão, buscando alternativas de prevenção.

Uma delas é a discussão dos temas por meio da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). Na empresa Ripack Embalagens Sustentáveis, a semana atingiu no final de outubro a 15ª edição, com intensa participação dos 150 trabalhadores das duas unidades localizadas em Limeira.

“Da Sipat saem as melhorias que adotamos ao longo do ano na empresa. O aprimoramento desse processo faz com que produtividade, qualidade e segurança andem juntas”, afirma o empresário Jairo Ribeiro Filho, proprietário da Ripack.

No entanto, os desafios não param. As ameaças externas também afetam o cotidiano da empresa. Uma delas é o alto consumo de bebidas alcoólicas na sociedade, o que reflete no ambiente de trabalho.

Buscando a prevenção, a Ripack convidou a terapeuta ocupacional Daniela Santos Ferreira, do Programa de Saúde do Trabalhador, da Prefeitura de Limeira, a fazer uma palestra durante a Sipat.

A advogada Mary Dalva Leme Fiorentini, do Sincaf, tem acompanhado as reuniões do PST em Limeira, trazendo informações aos empresários do segmento sobre programa.

Daniela Ferreira, da Prefeitura de Limeira, diz que o álcool é responsável por 40% dos acidentes de trabalho no Brasil, além de provocar mais conflitos no ambiente das empresas, já que um dependente da bebida prejudica, nesse mesmo ambiente, quem não faz uso do álcool.

“O consumo excessivo de álcool e drogas na vida social afeta a atividade profissional”, afirmou Daniela.

Ela destacou o temor das autoridades brasileiras diante do aumento do número de pessoas que realizam o chamado “happy hour” após a jornada de trabalho.

Estudos mostram que o consumo de álcool tem crescido principalmente entre os mais jovens e entre os homens, apesar de as gestantes também serem motivo de preocupação – o consumo prejudica o bebê. 


Voltar
SINCAF - Sindicato Patronal das Indústrias da Construção de Limeira
Base Territorial - Limeira (SP)
Rua Prefeito Marciliano, 304-A - Jardim Mercedes

Fones: (19) 3451-3665 | 3451-4606
contato@sincaf.com
Todos os direitos reservados - Desenvolvimento SPHERA